Junte-se a nós na jornada do conhecimento e reflexão.
MEDO! Você tem?
Esse sentimento que muitas vezes nos impede de seguir adiante, realizar algum projeto ou uma mudança, não é total vilão da história da nossa vida.
O medo é o estado afetivo suscitado pela consciência do perigo, ou que ao contrário, suscita essa consciência.
Buscando algo novo, o medo dispara de imediato pra previnir ou alertar de algo que possa te causar um desconforto ou prevenir de alguma situação que possa nos deixar tristes, desmotivados ou até mesmo traumatizados.
Mas até que ponto esse sentimento é útil? Por ele, ficamos sempre quietinhos, na zona de conforto, sem incomodar ou ser incomodado, mas e nós? Vamos ter uma vida aceitando que esse sentimento, com a desculpa de proteção e que tome partido e decida por nós as escolhas?
Deixaremos de viver experiências, conhecer lugares e pessoas, nos desenvolver porque o medo é mais forte? Calma lá! E como fica a sensação de realização? A euforia de um projeto que deu certo?Os novos amigos pra dar boas risadas e chorar no ombro?
Os amores que podem trazer borboletas no estômago e proporcionar momentos especiais? Deixaremos o medo tomar conta disso? Acho que não seria justo com as demais emoções. Sim, o medo não é o vilão da nossa história, ele só precisa de "garantias", "certezas", infelizmente sabemos que isso não existe nessa vida.
Nada é certo ou seguro. Então como lidamos com isso?Aprendemos que estabelecendo uma crença/fé sobre tal feito pode ser um bom começo. Mentalizar como seria quando tal feito dar certo, trazendo pro presente sentimentos que teria no futuro também pode ser um bom argumento,
ou buscar capacidades próprias que nos deixem mais seguros, mas aprendemos também que criar um plano/método, analisando as perdas e ganhos, buscar orientações profissionais, além de adquirir maior quantidade de informações possíveis do seu passo seguinte pode ajudar muito.
Na verdade nunca o eliminamos, por isso como diz o ditado: "Se tem o medo, vá com medo mesmo!" E curta as emoções que quer viver, afinal esse é o ponto, não?!
O Despertar
O despertar de pensar e agir fora dos "padrões" estipulados pela sociedade, nos faz perceber que não nos encaixamos mais na generalização. Até porque toda generalização é burra.
Quando criamos consciência que nossa vida pode ser contrária à manada, passamos a viver com mais intensidade, mais prazer, mais gosto, mais tesão e melhor.
Nossa tarefa como humanos, é sobreviver, reproduzir, aprender e se desenvolver, e em cada um desses aspectos temos uma enxurrada de circunstâncias que denominam sua vida, SUA VIDA! Viva o presente
Claro que pra cada caminho a seguir existem consequências que obrigatoriamente precisamos saber lidar, mas é muito mais fácil lidar com os resultados que nós mesmos provocamos do que provocados pelos outros. Então, siga na sua fé, sua o seu caminho, faça que tem vontade (desde que não prejudique o próximo) e viva sua vida! "Os outros são os outros e só.
Lei da Reciprocidade!
Sim, ela existe, e está em constante vibração, nos rodeando a medida que nossos pensamentos e atitudes se manifestam.
A lei da reciprocidade perpassa tudo. Não estende apenas sobre pensar e o atuar consciente e desejado dos seres humanos, ou sobre sua atuação em diversas profissões, mas sim, também, como todos acontecimentos considerados naturais, que realizam até certo ponto automaticamente.
A lei da reciprocidade, uma grande lei da criação, diz: "Somente no dar é que também pode residir o verdadeiro receber". "Façam com os outros o que querem que eles façam com você", Existe um autor chamado John Maxwell, que fala de cinco maneiras das quais gostaríamos de sermos tratados.
1. Desejamos que as pessoas nos incentivem; 2. Desejamos que as pessoas reconheçam nosso valor; 3. Desejamos que as pessoas nos perdoem; 4. Desejamos que as pessoas ouçam o que temos a dizer; 5. Desejamos que as pessoas nos compreendam.
Jesus, no livro O maior Psicólogo que já existiu, afirmou que devemos fazer aos outros o que queremos que eles façam a nós, logo, a melhor forma de trazer a reciprocidade a nosso favor é aplica-la partindo de nós a maneira que gostaríamos de ser tratados.
Depressão!
Frequentemente ouvimos falar sobre Depressão e Ansiedade. Claro! Afinal, está síntese está presente em nosso cotidiano e da maioria que conhecemos. Isso dá um teor de normalidade? Estarmos apegados ao passado e ansiosos ao futuro já pode ser considerado normal?
Acredito que não! Augusto Cury possui uma tese sobre o SPA (síndrome do pensamento acelerado) que consiste, basicamente, na dificuldade de gerenciar os pensamentos pela quantidade e velocidade de informações, exceção de tarefas, estímulos sociais e preocupações.
Que na minha opinião também se enquadra nos diagnósticos de depressão que tanto vemos por ai. O autor comenta que "para lidar com a síndrome é um treino, ou seja processo frequente para desacelerar os pensamentos, além de promover novos hábitos."
Pode e é um pouco difícil no início, mas todos nós somos capazes de adotar comportamentos que os levem a ter uma vida melhor, evitando exigir de si mesmo e também das outras pessoas.
Por isso, praticar atividades físicas frequentemente, incluir períodos de pausa durante o dia e momentos prazerosos na rotina - que estejam ligados a tecnologia, favorece para melhor desempenho e combate do que se diz, o mal do século, para melhor viver o seu presente!
Fé
Tem uma música do O Rappa que diz "...só que você sai em desvantagem se você não tem fé..."
E é isso! Nossa jornada se torna muito mais difícil se não temos fé!
Fé é crer no intangível, no que não se pode tocar. É onde depositamos nossas expectativas de crença quando queremos uma solução de uma determinada situação. Seja quando não vemos saída, ou quando queremos que dê certo algum fato com alguém que amamos
É direcionar nossas intenções pra algo superior a nós. É buscar o conforto no acalanto de nossas almas. É encontrar esperança e se mostrar humilde perante as adversidades. Acredito que a fé traz luz onde há escuridão e nos da forças pra enfrentar as batalhas da vida.
Por isso e muito mais, não devemos perder nossa fé. Temos o amor de Deus dentro de cada um de nós. Uma força arrebatadora capaz de mover montanhas. Nossa estrutura física e psicológica se torna mais rígida com a fé.
Podemos associar a fé como a água, não tem cor, cheiro nem forma, mas é capaz de saciar a sede e inundar uma cidade. Tenha fé sempre! É o bem mais preciso que temos enquanto trilhamos nosso caminho. E quando seu momento for de alegria, satisfação e graça, use a fé pra ser grato, isso ajuda a mantermos latente essa conexão.
E por que é tão difícil lidar com essa arte? Porquê pra cada um de nós existe o fator emocional próprio.
Quanto mais aprendemos a ciência da inteligência emocional, aumenta significativamente a forma que lidamos com determinadas situações, mas não quer dizer que seremos plenos sempre. O aspecto de lidar com as emoções é algo que muitas vezes sai do nosso controle e involuntariamente afloramos nossos sentimentos, que por serem tão poderosos, são capazes de "cegar" toda racionalidade que sabemos e aprendemos.
Mas não devemos nos punir por isso, somos humanos e temos defeitos, pois a todo momento estamos vulneráveis a fatos que põem a prova nossas emoções, logo, sentimos raiva, tristeza, alegria, euforia, gratidão, entusiasmo... o qual geram ações boas ou ruins.
A arte de estudar a si mesmo inclui em pensar antes de falar, trazer uma emoção antes de acontecer o fato, expelir sentimentos negativos, reconhecer os erros, mudar a frequência vibratória, além de buscar otimismo nas dificuldades.
E por isso não é tão fácil. Atribuímos o fato que profissionais da psicologia também consultam Psicólogos. Psiquiatras consultam com colegas e/ou Coach precisa de um profissional para auxiliar no processo.
O importante é buscar minimizar esses erros e maximizar os acertos. Sabemos que não existe ciência exata pra lidar com as emoções, o que sabemos é que fatos serão constantes e quanto mais praticarmos essa inteligência, tenderemos a SER pessoas melhores, pra FAZER o bem a nós mesmos e para o próximo, e TER uma vida boa.
"O mundo não gira ao seu redor!"
Essa frase fez muito sentido quando achava que as circunstâncias aconteciam só comigo, ou quando acreditava que as pessoas estavam querendo me atingir. Mas o mundo não gira ao meu redor!
Cada um tem sua vida pra tocar, seus interesses, seus mapas, crenças, princípios e maneiras de pensar e não que estejam vivendo em função de nós!
As vezes temos medo que realizar algum feito, abrir um negócio, expressar uma opinião entre os colegas, apresentar um projeto, mudar de cidade.... enfim, deixamos de viver algumas experiências com receio do que vão pensar a nosso respeito, se vamos ser aceitos em meio a um padrão inexistente de como se deve levar sua vida! NÃO EXISTE UM PADRÃO!
As pessoas não ficam esperando alguma atitude nossa pra julgar. Não ficam sentadas vendo você apresentar sua vida a elas. Por isso, faça o que tiver que fazer se acredita que deve fazer sem receio do que os outros vão pensar a respeito. Cada um está vivendo sua vida! Viva a sua!
Seguir em frente na trilha em busca dos nossos objetivos é uma das premissas da nossa vida.
Quando escolhemos um caminho visando a chegada, precisamos ter em mente que o percalço não é fácil, que teremos adversidades, circunstâncias e fatos que as vezes colocará à prova se temos força suficiente pra seguir em frente e enfrentá-los.
A conscientização que nossas emoções virão a flor da pele a quase todos os momentos, nos indica que o plano de desenvolvimento deve ser congruente ao objetivo que queremos de verdade. Os dias ruins servem de aprendizado pra superação, os dias bons a recompensa
Por isso, antes de tudo, precisa-se ter a CERTEZA de onde queremos chegar, porque quando não a temos, desistimos do objetivo por não ter tanta importância quando achávamos que tinha.
Tenha em mente que estamos aqui pra resolver situações, nos desenvolvermos, aprendermos e evoluirmos, logo, todos acontecimentos giram em torno disso
Mantenha a linha direcionada pra onde quer mesmo que a mesma quase arrebente ou se curve perante os fatos! Aproveitando a dica do @eusouodu, hoje começa a lua cheia, ou seja, muito clareza influenciada em nossas mentes!
Mudanças Acontecem o Tempo Todo.
Mudança gera desconforto, mudança gera medo, além preocupações... concordo. Mas tb gera crescimento, amadurecimento, experiências inimagináveis e conhecimento. Mudança gera adrenalina, gera novidades. "Mudanças acontecem o tempo todo" e se é o tempo todo, pq não se preparar pra elas?
Sempre haverá um novo amanhã.
Sempre haverá uma nova oportunidade durante nossa estada nesse planeta. Uma nova chance de fazermos diferente, novas possiblidades, novos rumos e novos caminhos.
Por isso, não há tempestade que dure pra sempre. A noite perde seu glamour quando entra a majestade do Sol que por humildade, permite que a noite volte horas depois.
A cada despertar, temos a escolha de como será nosso dia e independente qual for o caminho, será algo pra aprendemos, pois esse, acredito eu, é o sentido da nossa jornada: APRENDER e EVOLUIR.
Pra nós, meros mortais, existe um limite de tempo aqui, mas pra consciência criadora, nossa evolução é eterna e infinita, assim como o universo que vivemos. Diante disso, não devemos nos desesperar se não acharmos solução pra algo agora ou sofrer costumeiramente.
Devemos cultivar os momentos bons de alegria e satisfação. Sermos gratos pelo que temos e pelas oportunidades que nos vem para testar nossa capacidade como seres especiais que somos aqui. Tenhamos fé, foco, força, discernimento e esperança. Por que? Porque sempre haverá um novo amanhã.
Tudo É Energia
Tudo ao nosso redor é energia.
O que vemos, sentimos e vivemos é energia. Quando emanamos energia positiva ao mundo, energia positiva vem a nós. Até aí tudo certo!
E como faz pra manter esse "estoque" de positividade, com tudo que acontece de ruim e triste ao nosso redor? Usar fontes de recursos naturais ajuda e muito.
Já repararam como ficamos fascinados pela Lua? Que nos sentimos renovados com banho de mar? Energizados com o Sol? Que pisar na grama alivia o stress? E deitar na areia traz paz? Esses fatos são fenômenos com riquezas intermináveis com tudo que há de bom pra nós!
Quando nos sentimos bem em algumas dessas experiências, estamos nos abastecendo de todo amor, paz e gratidão que queremos pra nossas vidas.
Por isso, bora buscar recursos necessários para abastecer nosso EU com esses sentimentos. Além de nos fortalecer para enfrentar as adversidades, favorece em nosso desenvolvimento pessoal e espiritual.
Pega a visão!
Onde quer estar daqui 5 anos?
Essa pergunta tem martelado minha cabeça nos últimos tempos.
Geralmente costumamos viver nossa vida dia após dia, naquela correria que sabemos. Com isso, acaba-se não mensurando onde se quer chegar com toda essa "correria".
Estamos tão focados no hoje e amanhã que esquecemos do futuro longo prazo, no qual será o reflexo das nossas atitudes agora.Por isso a importância de se planejar se torna cada mais necessária em nosso cotidiano. Após termos a clareza de onde queremos chegar e quais objetivos queremos alcançar, os dias que se passam devem ser em prol da sua meta.
Após termos a clareza de onde queremos chegar e quais objetivos queremos alcançar, os dias que se passam devem ser em prol da sua meta. Planejamento é tudo, né?! Então, onde quer estar daqui 5 ou 10 anos? Que tipo de vida quer ter? Quais pessoas quer que esteja ao seu lado? Quais experiências quer viver?
Seja Você Mesmo
Independente da sua condição, do estado atual ou tipo de vida que você leva. Seja você mesmo.
Por hábito, tendemos a nos moldar de acordo com as exigências da sociedade pela sensação de ser "aceito" nela. Fazendo o que o outro quer o sendo o outro quer.
E por essa falsa sensação, esquecemos da nossa essência, nossas vontades, nosso "Eu". Entenda que não precisamos nos moldar a ninguém, não precisamos impressionar alguém com o que não somos ou o que não temos.
Se hj não está na condição desejada na sua vida, não se envergonhe disso, continue acreditando em você e mantenha sua personalidade em evidência. Ser nós mesmos, nos tira um peso dos ombros. Isenta da obrigação em agradar a todos (e nunca conseguiremos isso).
Isenta da obrigação em agradar a todos (e nunca conseguiremos isso). Seja quem quiser, tenha a vida que quiser, mostre sua personalidade para o mundo. Somos únicos, diferentes, magníficos, imperfeitos.... humanos.
Mente Limpa, Corpo São
Muitos de nós já ouvimos essa expressão. Mas o que será que significa de verdade?
Como faço para ter uma mente limpa? Como isso reflete em nosso corpo?Aprendemos que realizar a façanha de nos mantermos alinhados em pensamentos otimistas é uma tarefa um tanto complicado, devido ao turbilhão de acontecimentos negativos, tristes e pq não dizer desmotivadores,
por isso, devemos buscar alternativas junto à cenários que nos trazem momentos de paz e tranquilidade, que nos permita refletir sobre nosso estado atual, que nos permita abrir a mente e fluir pensamentos bons e assim gerar, quimicamente, substâncias pro nosso corpo.
Lembramos que tudo que queremos em nossa vida começa na mente pra depois se materializar. Devemos pedir, acreditar e receber o que queremos, agradeça pelo que tem e pelo que ainda está por vir. Nossa mente tem poder, usemos ao nosso favor. Limpe-a!
Orgulho, ter ou não ter?
Até ponto ser orgulhoso é válido?
Vamos entender essa palavra de dois sentidos? Primeiro temos o orgulho como sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor e com a própria honra, por outro lado tem orgulho como sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor próprio, até mesmo soberba e arrogância. Aí fica difícil, né?!
O que entendo é que devemos ter orgulho de nós mesmos pelas capacidades e feitos que nos enobrece, no entanto, ser orgulhoso demais pode nos trazer consequências não tão boas e causar má impressão perante outras pessoas. (Rimou)
Existe também o fato de que ser orgulhoso demais, pode tornar as coisas mais difíceis pra nós mesmos, pois em briga de quem é mais orgulhosos, ninguém ganha nada. Por isso, devemos lembrar de sermos humildes, assumir os erros e também entender o erro do próximo.
Concluindo, orgulhe-se de si, valorize seus princípios e conquistas, mas orgulho demasiado pode nos levar a caminhos dolorosos, frios e mais difíceis pra nós mesmos e para o próximo, logo, peça desculpas quando errar e desculpe quando errarem com você. Os dias passam tão rápidos. Pensemos nisso!
Afinal, todos somos humanos, todos erramos, todos voltam atras em alguma posição e cada um tem seu mapa.
Valores, Conhece os Seus?
Nossos valores são aspectos que temos de mais importante em nossas vidas e são eles quem nos definem e nos orientam.
Nossas crenças, também são induzidas por nossos valores. Por isso que muitas vezes, não fazemos ou fazemos tal feito, pois buscamos em nossos valores a direção a seguir ou atitude a se agir. Quando outra pessoa atingi nossos valores de forma depreciativa, pode causar consequências drásticas em uma relação, seja com cônjuge, família ou amigos.
Da mesma forma quando alguma pessoa enaltece nossos valores, as consequências são opostas, nos deixando confortáveis, felizes e tranquilos. Conhecer nossos próprios valores, nos ajuda a identificar o que faz nos sentir melhores ou piores.
Para clarear melhor esse aprendizado, existem diversos e até valores parecidos que podemos nos identificar como:
#reconhecimento #competitividade #estabilidade #respeito #fama #honestidade #reputação #status #excelência #contribuição #liberdade #individualidade #poder #responsabilidade #organização #sucesso... entre outros.
Alguns valores são muito parecidos, mas há uma razão pra isso, as vezes não vemos um valor específico, mas um similar.
Por isso, busque identificar seus valores para que entre numa compreensão diferente e clara que forma sua personalidade. Importante lembrar que não devemos julgar nossos valores, apenas perceber o cada um deles significa pra nós!
Obs: Conteúdo aplicado em uma sessão de #coaching
Quando conhecermos a verdade sobre a interação entre a mente consciente e inconsciente, poderemos transformar toda nossa vida. Se quiser mudar condições externas, terá a causa delas. "Muitas pessoas tentam mudar as circunstâncias, concentrado-se nelas.
Um imenso desperdício de tempo e esforço! Elas não conseguem perceber que as condições fluem de uma causa. Se quer acabar com discórdia, confusão, carência e limitações em sua vida, terá que eliminar a causa. Essa causa é a maneira como você usa a mente consciente, os pensamentos e imagens que nela cultiva.
Mude a causa e você muda o efeito." O mundo interno é o único e exclusivo poder criador existente. Tudo que encontramos no mundo da manifestação foi criado no mundo interno da mente, consciente e inconsistente. A coisa é simples assim.
Quantas vezes você pensou: "Vou jogar tudo pro alto e sumir?!" Aposto que varias, como todo mundo.
Sofremos uma pressão diária de casos e acasos que parece que não vamos aguentar. Como se estivéssemos em teste diário de quanto aguentamos a pressão e seguir em frente.
Quando sentimos emocionalmente essa vontade de "apertar o foda-se e largar tudo" é como se ecoasse um alerta em nossa mente pra avaliarmos as escolhas que estamos fazendo e o caminho que estamos seguindo.
Não significa, porém, que deve desistir do caminho, mas analisar o que está ganhando e perdendo nessa jornada.
Aprendemos que esse é o momento de racionalizar sua mente para adaptar-se a realidade atual.
Se seu caminho for desistir, tenha um plano do que fará a seguir... da mesma forma, se decidir seguir em frente, façamos o mesmo.
O fato é que sair da zona de conforto, realmente é desconfortável e amedrontador e é nessa hora que o propósito precisa ser mais forte que o medo.
Lembrando que as adversidades devem nos ensinar a continuar a luta, mas se for dar um passo pra trás, que seja para impulsiona-lo com mais força.
Os afazeres de nosso dia a dia muitas vezes é em prol de conquistas/objetivos. Nos empenhamos para atingir-los e concluir cada processo evolutivo da nossa jornada.
De praxe, vibramos vigorosamente quando atingimos conquistas marcantes em nossa vida. Seja se formar na faculdade, um trabalho que nos preparamos, a compra de um carro, casa, casamento, filhos, perda de peso ou uma viagem.
O curioso é que em nossa vida, usamos a maior parte do tempo buscando essas conquistas marcantes e esquecemos das menores. São elas que favorecem para chegarmos em nossos objetivos que classificamos como "importantes", logo, devemos vibrar também com todo entusiasmo quando atingirmos as conquistas menores, dando a devida importância tanto quanto as maiores. Cada vez que expelimos essa sensação vibratória, estamos nos injetando de ânimo para continuarmos empenhados em nosso objetivo principal.
Por isso, vibre quando atingir qualquer conquista na sua vida, sem definição de importância. Todas são importantes, todas fazem parte do caminho.
Lembrando sempre, que o foco maior deve ser no processo, pois com processo bem feito, estruturado, planejado e quando vivido intensamente, o objetivo se torna consequência em questão de tempo.
Como canta a banda O Rappa "Não existe nada melhor nesse mundo do que estar livre...." né?! A liberdade nos traz uma sensação de autonomia e controle. Ser livre para realizar as práticas que queremos é imprescindível para realizar nossas vontades, correr atrás dos anseios e trilhar rumo aos nossos objetivos.
Porém, pra ter liberdade não precisa, necessariamente, estar sozinho. Casais ou famílias podem cultivar a liberdade tanto quanto quem é solteiro, mesmo sendo cenários e realidades diferentes. Havendo respeito mútuo, cumplicidade e franqueza, pôde-se estabelecer sua liberdade.
Veja bem, não devemos confundir LIBERDADE com LIBERTINAGEM por ser exatamente o oposto.
Viemos a esse mundo pra explorar e viver tudo que ele nos oferece. Considere o fato de reservar uma etapa do seu dia, semana, mês ou ano para praticar a liberdade.
Ser livre faz bem pra nós, faz bem ao próximo e pro mundo ao nosso redor.
Tente não se prender a situações que não gosta, relacionamentos que não é feliz ou estar vivendo o que não quer.
Dificuldades sempre irão existir, independente se somos livres ou não, mas escolhemos como queremos viver nossos dias, se livres ou presos.
HTML Creator